top of page
  • por André Mantovanni

O Retorno de Saturno e as dores do Crescimento



O Retorno de Saturno é um tema de astrologia que é bastante temido e incompreendido por muita gente. Ele acontece no período que vai mais ou menos dos nossos 28 aos 30 anos. Nessa época das nossas vidas, Saturno está completando uma volta inteira ao redor do Sol desde o momento do nosso nascimento, ou seja, ele volta para a mesma região do céu no nosso Mapa Natal, por isso o nome “retorno” de Saturno. É como se estivéssemos completando um ano de vida naquele planeta. Mas o que podemos esperar desse momento de vida?


Na Astrologia, cada planeta representa uma força espiritual dentro de nós, e Saturno é o grande professor que traz as lições de crescimento para nossas vidas. Ele não é um mestre doce e gentil – na verdade, Saturno é melhor compreendido como um professor rígido que sempre força seus alunos e exige o máximo deles, não se contenta com pouco porque sabe que o nosso potencial é muito maior – e ele não aceitará menos de nós. Por isso, quando chegamos ao nosso Retorno de Saturno, é como se ele se aproximasse para nos avaliar e nos ajudar a crescer. O que fizemos até agora nessas 3 décadas de existência? Criamos bases sólidas ou frágeis? Essa é a época em que nossas vidas começam a ganhar uma forma definida e percebemos que tudo o que vivemos até o momento era apenas um treino para a vida real que está prestes a começar. É hora de crescer e assumir a responsabilidade sobre nós. O Retorno de Saturno é o momento em que somos desafiados a nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.


A palavra-chave dessa fase é amadurecimento. É quando todas as nossas ilusões caem por terra. Saturno é aquele amigo que nos fala as verdades difíceis que ninguém mais tem coragem de dizer. Tudo o que for vazio ou sem sentido nas nossas vidas vai cair. Por ser um momento de amadurecimento, ele pode ser bastante difícil, pois são nos momentos de crise que podemos aprender e mudar. E esse é o grande presente de Saturno para nós no seu retorno: ele nos dá a oportunidade de mudar a nossa vida para buscarmos aquilo que realmente dá sentido a ela.


Ao contrário do que muita gente pensa, essa fase não traz só experiências negativas. Ela também é o momento de colhermos os frutos dos nossos esforços, de tudo aquilo no que investimos nossa energia. Saturno nos traz aqueles presentes que só o tempo e a paciência podem proporcionar. Precisamos entender esse momento como o fim de um ciclo para o início de outro. Um período de renovação interior.


Por isso, ninguém precisa temer o Retorno de Saturno – apesar de ninguém passar por ele ileso. Esse é o momento de fazer perguntas mais profundas sobre quem somos e avaliarmos a nossa história. Uma pausa para contemplarmos o caminho que trilhamos até o momento, para que então possamos escolher para onde seguir. Saturno nos traz esse momento intermediário de olharmos para trás, mas também para frente. É verdade que suas perguntas podem ser incômodas, e certamente ele nos fará olhar para os temas da vida que nós preferimos ignorar – mas é só assim que nossa experiência como seres humanos pode ganhar sentido.


É também com as duras lições desse professor rigoroso que podemos aprender a sermos gentis e amáveis com nossa própria história. Para as pessoas muito despreocupadas, Saturno ensinará a disciplina e o rigor; para as pessoas que se exigem demais, ele mostrará o caminho da compaixão. É o momento de encontrar o equilíbrio interior. Muita gente diz que a vida só começa depois dos trinta: essa nova vida é o presente de Saturno para nós.


CURANDO A ALMA COM A ENERGIA DO ANJO DA GUARDA


Desde pequenos, escutamos histórias sobre o nosso Anjo da Guarda, que está sempre ao nosso lado nos protegendo e afastando o mal. As crianças parecem ter características bem parecidas com os anjos: a pureza, a inocência, a bondade, mas também uma força interior que parece ser imensa. Os mais velhos nos dizem que as crianças estão mais próximas da energia dos anjos, e que inclusive os bebês são capazes de enxergá-los voando ao seu redor. As crianças pequenas parecem inspirar em nós os mesmos sentimentos que as figuras dos anjos. Mas como nós, adultos, podemos nos aproximar novamente dessa energia e trazer as bênçãos dos anjos para nossas vidas?


Talvez o primeiro passo para isso seja encontrar a nossa criança interior. Quando crescemos, aprendemos que é preciso deixar de lado o mundo de fantasia que há dentro de nós para aprendermos sobre o mundo real. E com isso, acabamos perdendo o sentimento de conexão com os poderes superiores, nos sentimos sozinhos e desamparados. Pense como tantas doenças modernas nascem justamente da solidão da alma. Chamar pelo poder dos anjos pode curar essa ferida interior.


Muitas vezes, as experiências difíceis das nossas vidas faz com que percamos a inocência e a pureza com que víamos o mundo. Não confiamos mais nas pessoas, temos medo de nos relacionarmos e de nos abrirmos. Criamos uma casca de proteção, como um casulo que não deixa ninguém passar. É verdade que existem pessoas negativas e mal-intencionadas, mas precisamos encontrar equilíbrio dentro de nós. Quando nos fechamos de todas as pessoas, também afastamos aquelas que tem um coração bom.


A energia dos anjos é capaz de trazer cura para dentro de nós. Ela nos conecta às energias superiores, e assim as bênçãos podem fluir por nossas vidas mais uma vez. Aprendemos a nos perdoar e a perdoar os outros. Encontramos nossa força interior para vencer os desafios e o equilíbrio necessário para passar pelos momentos difíceis.

A primeira chave para atrair a presença dos anjos é a devoção. É a nossa fé na existência de um poder divino que faz com que eles se aproximem de nós mais uma vez. Na verdade, quando começamos a nos conectar com essas energias, descobrimos que a magia dos anjos nunca se afastou – nós é quem não conseguíamos mais perceber a sua presença. Por isso, o trabalho interior que precisamos fazer é de nos permitirmos sentir essa força.


Todos os dias, faça uma oração pessoal pedindo as bênçãos e a proteção do seu anjo da guarda. Abra-se para sentir a presença dele ao seu redor. Veja sua luz pura envolvendo o seu corpo e abençoando a sua mente. Pense por alguns instantes em tudo o que você vai fazer ao longo do seu dia, e peça que a força do anjo da guarda abençoe cada um dos seus compromissos. Peça que os caminhos sejam abertos a você, e que nada possa te atrapalhar.


Se quiser, acenda todos os dias pela manhã uma vela branca e tenha um copo com água por perto. Faça uma oração pessoal, recite um salmo ou simplesmente faça uma prece espontânea. Quando terminar, apague a vela com os dedos e beba toda a água. Deixe que a sabedoria e a energia do seu anjo da guarda preencham você de força. Então, ao longo do dia, use essa força e distribua essa bondade pelo mundo. Isso fará com que esse poder interior cresça. Quando precisar enfrentar um problema, sentir raiva ou se ver em uma situação difícil, antes de agir impulsivamente, pense mais uma vez no seu anjo da guarda e peça por sua orientação. Abra-se para que ele mostre a você o melhor a se fazer.


Agradeça pelas coisas boas da vida. Agradeça pela sua casa, sua família, suas refeições e as pessoas ao seu redor. E quando você passar por uma situação difícil, medite por alguns instantes sobre as lições que você precisa aprender. É impossível eliminarmos completamente as dificuldades da vida ou alguns momentos de sofrimento. Mas se pudermos tirar de cada um deles lições para o nosso futuro, eles terão valido à pena. Compartilhe essas lições com as pessoas ao seu redor e aprenda com as histórias das outras pessoas.


Antes de dormir, faça como as crianças: eleve seus pensamentos e peça que o anjo da guarda proteja seus sonhos, inspire boas ideias e traga descanso para o corpo e a mente. Peça por um sono revigorante, para que no dia seguinte você possa continuar. E assim, aprenda a viver um dia de cada vez, caminhando na direção dos seus objetivos e colhendo a lição de cada momento. Deixe que a presença do seu anjo da guarda abençoe cada situação em sua vida, e assim saiba que você nunca caminha só.



últimas postagens
Busca por Tags
Siga o André Mantovanni
  • Facebook Classic
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page